Sobre este Relátorio

Um compromisso
com a transparência
e a prestação de contas.

O Relatório de Sustentabilidade é uma publicação anual da Unimed-BH, como parte do seu compromisso com a transparência e a prestação de contas. Pelo quarto ano consecutivo, o documento é apresentado em formato digital e aplica as diretrizes da GRI - Global Reporting Initiative. Pela primeira vez, serão considerados os indicadores GRI Standard.

Essa organização internacional sem fins lucrativos dedica-se a disseminar padrões para o relato dos desempenhos econômico, ambiental e social das empresas, considerados boa prática de governança. Entre os benefícios da metodologia, está o engajamento das partes interessadas na definição dos temas relevantes.

No processo, identificam-se desafios e oportunidades a partir dos impactos da organização na perspectiva dos públicos. Dessa forma, é possível direcionar nossa estratégia de sustentabilidade e promover melhorias contínuas.

Para dúvidas, sugestões e críticas a este relatório: Fale conosco: unimedbh.com.br E-mail: gri@unimedbh.com.br

Engajamento dos Públicos

Este relatório observa as diretrizes GRI Standard. Para sua elaboração, em 2017, as equipes internas da Unimed-BH foram apoiadas por consultoria especializada. A mesma empresa foi responsável pela auditoria interna deste relatório, verificando todos os protocolos técnicos. A seguir, as etapas do projeto:

identificaçãoIDENTIFICAÇÃO

Para engajar as equipes, a cada dois anos são identificados os temas prioritários a serem tratados no relatório. Dessa forma, em 2016, foram feitas duas reuniões com lideranças internas, além de entrevistas com diretores. Os gestores indicaram os tópicos da GRI de maior impacto na Cooperativa e acrescentaram temas com base no cenário, nos objetivos estratégicos e nos debates em curso com os cooperados. Foram pré-selecionados 41 temas relevantes.

validaçãoVALIDAÇÃO

Pela internet, esses públicos foram convidados a avaliar a lista dos 41 temas e indicar os mais relevantes. A consulta ficou aberta durante sete dias no ano de 2016 e obteve um total de 1.706 respostas. Definiu-se uma matriz composta por 11 temas materiais.

priorizaçãoPRIORIZAÇÃO

Médicos cooperados, clientes, colaboradores, prestadores de serviços de saúde, o Sistema Unimed e a comunidade são públicos prioritários da Unimed-BH, que possui áreas dedicadas a esse relacionamento. Neste ciclo bianual de aplicação da metodologia GRI, optou-se pelo engajamento de cooperados, colaboradores e clientes.

validaçãoANÁLISE

O conjunto dos aspectos materiais identificados pautaram a análise do desempenho da Unimed-BH em 2016 e em 2017. Todos os leitores são convidados a opinar sobre este relatório, contribuindo para a melhoria contínua do processo de relato e da gestão da Cooperativa.


Temas relevantes

MATRIZ DE MATERIALIDADE

O resultado do engajamento de cooperados, colaboradores e clientes foi analisado sob dois eixos: a importância dos temas no cenário da Cooperativa e a importância para os públicos de relacionamento, considerando a totalidade das respostas. A matriz gerada identificou 11 temas relevantes em ambas as perspectivas, definidos como aspectos materiais pela metodologia. Outros 11 temas que figuraram no limite da materialidade estão refletidos nos capítulos relatados, em função de seu caráter estratégico e da importância atribuída pelos públicos.

ASPECTOS MATERIAIS E LIMITES

As páginas seguintes apresentam a matriz de materialidade e a lista dos temas avaliados, com os 11 aspectos materiais em destaque. Para cada um, indica-se o limite dentro ou fora da organização, conforme o tema seja material para cooperados e colaboradores ou para clientes, respectivamente.

FORMA DE GESTÃO E INDICADORES

Os capítulos abordam os temas relevantes, descrevendo a estratégia da Cooperativa, a forma como tais aspectos são geridos e seus indicadores. Este relatório cobre 34 indicadores gerais e 25 específicos, segundo as diretrizes GRI Standart, além de métricas historicamente publicadas. Somam-se os principais resultados das pesquisas anuais feitas pelo Instituto Datafolha. Os conteúdos estão organizados sob a perspectiva do relacionamento com os públicos: clientes, cooperados, prestadores de serviços de saúde, colaboradores e comunidades.


Matriz de materialidade

Matriz de MaterialidadeMatriz de Materialidade

A matriz de materialidade é um instrumento usado para priorizar temas relevantes a serem relatados, conforme pesquisa realizada com todos os públicos.