O ano de 2016 é simbólico para a nossa Unimed-BH porque completamos 45 anos de história.
Da antiga Mediminas ao que somos hoje, um longo caminho foi percorrido. Um caminho que exigiu desprendimento, dedicação e muito trabalho, cujos resultados colhemos ao longo dos anos.
Este Relatório de Sustentabilidade é um registro desta trajetória, pois documenta, no desempenho da nossa cooperativa em 2015, os frutos das escolhas que temos feito juntos. O último ano foi um dos
mais desafiadores para o país na sua história recente e, por consequência, para o setor. Em um cenário incerto, constatamos o valor de termos uma cooperativa sólida e bem cuidada.
Um dos idealizadores da Cooperativa, Calil Fouad Nicolau Cury recebe a médica Lidiane de Oliveira Vilela, que acaba de se cooperar.
5.684
médicos cooperados
formam a Unimed-BH
4.003
colaboradores diretos
asseguram a operação
1.212.822
clientes acreditam na nossa missão
8.104.621
consultas médicas
145.048
internações hospitalares
28.671.881
exames complementares e terapias sequenciais
Somos uma cooperativa de médicos e respondemos por um amplo sistema de saúde com dois focos de negócio: a operação de planos de saúde e a Rede Própria de serviços assistenciais.
Nosso desafio é cuidar desse sistema de forma inovadora e sustentável, para sermos capazes de melhorar a vida das pessoas e, ao mesmo tempo, gerarmos valor para todos os envolvidos. É com esse intuito que temos trabalhado com paixão ao longo dos anos.
Conheça como funciona a gestão dos nossos recursos. Ela é feita de forma coletiva, a exemplo da caixa-d’água de um condomínio, que precisa ser usada de forma consciente para atender a todos:
R$ 3,63 bi
em receita operacional bruta
R$ 3,06 bi
em recursos destinados aos médicos e aos serviços de saúde
Tudo o que fizemos para aprimorar o atendimento aos clientes e o nosso compromisso com a sustentabilidade trouxe muitas conquistas em 2015.
operadoras de saúde do país, pelo terceiro ano consecutivo, com nota máxima nas dimensões atenção à saúde e econômico-financeira, de acordo com o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS).
Veja os destaques de 2015
Fizemos um planejamento estratégico para enfrentar um cenário
econômico de crise, assegurando resultados positivos aos cooperados
e uma melhor assistência aos clientes.
Estratégia comercial
Foco na qualificação das vendas, na parceria com os clientes para gestão dos custos, na renegociação de contratos empresariais e no lançamento do Unimed Pleno, um modelo de atenção diferenciado. Ações que ainda incrementaram a nossa receita e os resultados.
Austeridade na operação
Revisão do portfólio de projetos e relevantes reduções de gastos, que levaram o índice de despesas operacionais da Unimed-BH, historicamente um dos menores
do mercado, ao seu menor
patamar já registrado.
Cuidar com eficiência
Identificação biométrica dos clientes, certificação das unidades assistenciais, solicitação eletrônica de exames e procedimentos pelo Consultório On-line: inovações que estão simplificando e tornando mais seguro o atendimento ao cliente, otimizando os recursos.
Ganhos de qualidade
Investimento na auditoria assistencial, mais próxima dos prestadores
e dos médicos, trazendo ganhos
como a desospitalização de pacientes
em condições de atendimento
domiciliar, a redução das internações evitáveis pela atenção primária e de cesarianas sem indicação.
O nosso compromisso é estar cada vez mais presente e disponível para os nossos clientes, oferecendo
o melhor cuidado e orientando sobre como ter acesso aos serviços.
Em 2015, demos importantes passos neste sentido: fortalecemos os programas de cuidado no consultório médico,
criamos um novo plano de saúde e intensificamos nossas ações para alguns públicos, como idosos, mães e bebês.
Além disso, aprimoramos nossos canais de relacionamento, em especial os meios digitais,
que são mais ágeis e têm ampla adesão.
Em dezembro, o Unimed Pleno já
tinha em carteira mais de
13 mil
clientes
Um plano inovador, que valoriza o cuidado com a saúde por inteiro.
A campanha de prevenção do
câncer é referência no setor.
72 mil
clientes
entre 50 e 69 anos de idade fizeram a mamografia em 2015.
Os programas de atenção
à saúde acompanham mais de
146 mil
clientes
Com diferentes linhas de cuidado, temos 86% dos pacientes satisfeitos.
Diante de muitos desafios e de um cenário de incertezas, escolhemos as oportunidades. Escolhemos o diálogo, a proximidade e a transparência para envolver cada cooperado na gestão do nosso negócio. E assim conseguimos traçar um caminho ainda mais seguro e responsável para conquistar os melhores resultados. Juntos.
Veja as ações desenvolvidas com4.350
médicos cooperados
participaram de eventos e assembleias da Cooperativa em 2015.
7 em cada 10
médicos cooperados
valorizam a transparência da gestão, segundo o Datafolha.
Um novo instrumento de gestão elaborado com os Comitês de Especialidades para que cada cooperado possa acompanhar o desempenho econômico e assistencial da Unimed-BH e participar com escolhas e ações para melhores resultados.
O aplicativo da Unimed-BH ganhou uma nova versão para celulares e tablets, com mais serviços para os clientes e um perfil exclusivo para os médicos, com acesso ao indicadores do Guia.
O total pago aos cooperados pela sua produção médica cresceu 11% no último ano e quase 80% desde 2011.
Valores em R$ mil.
R$ 471.544
em 2011
R$ 847.281
em 2015
foi transferido pela Unimed-BH aos cooperados em 2015, considerando a remuneração pela produção médica,
os resultados distribuídos e os benefícios.
hospitais, clínicas
e laboratórios,
somando serviços
credenciados e próprios,
formam a rede assistencial
da Unimed-BH.
Acreditamos que, para cuidar de tantas pessoas, é preciso ser uma presença segura. Em 2015, avançamos nesse sentido, com programas de qualificação e a organização dos serviços de saúde em redes regionais, possibilitando a contínua avaliação da demanda dos clientes e da oferta de cuidados.
Nossa rede ambulatorial própria garantiu a implantação do modelo de atenção primária e ampliou a escala operacional das unidades, com ganhos de qualidade e otimização dos recursos. Nossos hospitais melhoraram a sua estrutura e a sua capacidade de resposta.
A excelência no cuidado também direciona o nosso relacionamento com a rede credenciada. Incentivos à acreditação, gestão por indicadores de acesso e qualidade e novas ferramentas de comunicação fortalecem a parceria em prol do cliente.
médicos cooperados, o que representa um terço do quadro social, fizeram pelo menos um atendimento nas unidades da Cooperativa em 2015.
médicos cooperados avaliam positivamente a qualidade dos Serviços Próprios, segundo pesquisa do Instituto Datafolha.
Contamos com uma ampla rede de serviços de saúde para oferecer aos
nossos clientes acesso a um cuidado integral e coordenado.
Mesmo com a instabilidade econômica do país e a retração do setor de saúde, mantivemos a liderança do mercado e nossa solidez econômico-financeira. Alguns passos foram fundamentais:
Programas de formação de lideranças garantiram o compromisso dos líderes com os resultados, a valorização das equipes e a integração entre as áreas.
Tornar as transações mais ágeis e seguras e contribuir para a melhoria do cuidado com a saúde dos clientes foram prioridade no nosso investimento em tecnologia da informação.
Projetos focados em inovação, parcerias, intercâmbio com estudantes internacionais, apoio a novas empresas na área da saúde, cursos e eventos fortaleceram nosso compromisso como agente de transformação do setor de saúde.
Resultados positivos em todos os monitoramentos da agência reguladora, pioneirismo na avaliação de tecnologias em saúde e solidez econômico-financeira reafirmaram uma gestão focada em qualidade.
9 em cada 10
médicos cooperados e clientes avaliam nossa Unimed como confiável.
Respeito ao consumidor, competência na gestão e capacidade de atingir resultados positivos são outros atributos reconhecidos, segundo pesquisas do Datafolha.
fizeram parte da plateia total dos espetáculos apoiados pelo nosso Programa Cultural e ainda do público beneficiado, direta e indiretamente, pelas demais linhas de ação do Instituto Unimed-BH.
foram captados a partir da escolha de 4.044 médicos cooperados que aderiram ao Programa Cultural. O valor é 11% maior que em 2014.
Duas palavras traduzem a atuação da Unimed-BH nos últimos anos em uma história de sucesso
que nos desperta o orgulho de pertencer: participação e inovação.
Evoluímos como cooperativa, como operadora de planos de saúde e como gestora de um sistema de saúde de referência, em cada decisão, na assistência às pessoas. Hoje podemos dizer que chegamos aos 45 anos com
os pés no chão, a saúde em dia e o olhar lá na frente. Bem cuidada, para cuidar cada vez melhor das pessoas.
Os resultados alcançados em 2015, comunicados à agência reguladora e verificados externamente
por auditores independentes, reafirmam a nossa solidez e segurança.